top of page

REGULARIZAÇÃO ANUAL 2024 - PRIORADOS

Nesta página você encontra todas as informações sobre a Regularização Anual de 2024 para os Priorados jurisdicionados ao GCE-SC. Escolha uma das opções abaixo:

1° Passo
PASSO A PASSO

 

1º Passo - Documentação

 

O Priorado deverá enviar para a Grande Secretaria Estadual (aos e-mails gse@demolaysc.org.br e gsea@demolaysc.org.br) os documentos listados abaixo referente ao Conselho Consultivo e Administração para o ano 2024:

 

  1. Declaração de eleição dos cargos administrativos do Priorado: Declaração que informa a eleição dos seguintes cargos do Priorado para Administração 2024: Ilustre Comendador Cavaleiro, Comendador Escudeiro, Comendador Pajem;

  2. Declaração de eleição do Conselho Consultivo: Declaração que informa a eleição dos seguintes cargos do Conselho Consultivo para o ano de 2024: Presidente do Conselho Consultivo e Consultor da Organização; e

  3. Ofícios das Lojas Patrocinadoras: Ofício das Lojas Patrocinadoras que indica os membros (Maçons, Seniores e Seniores/Maçons) que comporão o Conselho Consultivo em 2024.

PASSO A PASSO

 

2º Passo - Conferência pela Grande Secretaria Estadual

 

A Grande Secretaria Estadual fará a conferência e a validação da documentação. Em seguida informará o Priorado da aprovação da documentação e, após a conclusão do pacote da Regularização Anual dos Capítulos da região do Priorado, solicitará a abertura do pacote no SISDM referente à Regularização Anual do Priorado.

O que será analisado pela Grande Secretaria?

  1. Será analisado se foram enviados todos os documentos elencados no 1° Passo;

  2. Será analisado se todos os documentos foram preenchidos corretamente;

  3. Será analisado se todos os documentos foram assinados (é permitido assinatura digitalizada ou assinatura por meio de certificado digital);

  4. Será analisado se as Lojas que enviaram Ofício de indicação de membros também enviaram a Declaração e Patrocínio atualizado para o modelo do SCDB.

2° Passo
PASSO A PASSO

 

3º Passo - Abertura do pacote no SISDM

 

O Priorado deverá acessar o SISDM e abrir o pacote "Regularização Anual DeMolays e Consultores", incluindo no mesmo pacote o Ilustre Comendador Cavaleiro, o Comendador Escudeiro e o Comendador Pajem; e os membros do Conselho Consultivo para o ano de 2023 (todos os indicados nos Ofícios das Lojas Patrocinadoras).

 

  • Caso o membro do Conselho Consultivo já tenha cadastro no SISDM: ele deve ser registrado no campo “Filiação CC”;

  • Caso o membro do Conselho Consultivo não tenha cadastro no SISDM: ele deve ser registrado no campo “Cadastro CC”.

Importante!

  1. Pacotes abertos sem a aprovação dos documentos e solicitação de abertura (2° Passo) pela Grande Secretaria serão sumariamente excluídos do sistema;

  2. Devem ser incluídos no pacote, pelo menos, 03 membros do Conselho Consultivo; e

  3. Ao cadastrar os membros do Conselho Consultivo, deverá ser informado os membros do Conselho Consultivo que foram escolhidos para o cargo de Presidente do Conselho Consultivo e Consultor do Priorado. Os demais membros deverão ser informados como "Consultor".

3° Passo
4° Passo
PASSO A PASSO

 

4º Passo - Conclusão do pacote no SISDM

 

O Priorado deverá concluir o pacote, sem gerar o boleto para o pagamento das taxas. Em seguida, deverá enviar um e-mail para a Grande Secretaria Estadual informando o número do pacote gerado.

Importante!

  1. O Priorado deverá concluir o pacote e não deve emitir o boleto!

PASSO A PASSO

 

5º Passo - Conferência Grande Secretaria Estadual e pagamento

 

A Grande Secretaria irá conferir se o pacote concluído está de acordo com a documentação enviada. Se o pacote estiver correto, informará o Priorado para emitir o boleto no SISDM e efetuar o pagamento das taxas de Regularização Anual, conforme abaixo:

 

  • Anuidade por Priorado: R$ 818,50; e

  • Anuidade por membro do Conselho Consultivo: R$ 119,90.​

O que será analisado pela Grande Secretaria?

  1. Será analisado se todos os indicados pela Loja Patrocinadora foram incluídos no pacote; e

  2. Será analisado se foi informado corretamente no pacote os membros do Conselho Consultivo que foram escolhidos para os cargos de Presidente do Conselho Consultivo e Consultor do Priorado.

Importante!

  1. Se um membro do Conselho Consultivo do Priorado também for membro de Conselho Consultivo de um Capítulo, ele não deve pagar a anuidade pelo Priorado, somente pelo Capítulo.

5° Passo
PASSO A PASSO

 

6º Passo - Conclusão do pacote e cadastro da Administração

 

Uma vez confirmado o pagamento pelo Priorado, o GCE-SC irá pagar as taxas ao SCDB e o pacote de Regularização Anual do Priorado será concluído. Após a sua conclusão o Priorado deverá acessar o SISDM e abrir o pacote de “Cadastro de Administração”, para informar a nominata do Priorado para a gestão 2024 e para o SISDM alterar os administradores do Priorado (que possuem acesso ao módulo de pacotes).

6° Passo
PASSO A PASSO

 

7° Passo (último) - Solicitação de emissão do Ato de autorização da Instalação

 

Com 15 dias de antecedência da data em que ocorrerá a Cerimônia de Instalação da Administração e do Conselho Consultivo para o ano de 2024, o Priorado deverá acessar o formulário disponível no link abaixo e solicitar a autorização para a cerimônia. Em seguida, o GCE-SC irá emitir o Ato que autoriza a Instalação da Administração e do Conselho Consultivo para o ano de 2024.

7° Passo
REGULARIZAÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO

A Regularização Anual do Conselho Consultivo deve ser realizada no início do ano, juntamente com a Regularização Anual do Priorado. Essas duas regularizações constituem a Regularização Anual do Priorado. Clique aqui e veja o passo a passo para Regularização do Priorado.

O Conselho Consultivo deve ter pelo menos três membros, que são chamados de "Consultores". Esses membros podem ser Maçons, Seniores DeMolay ou Seniores DeMolay/Maçons. Os membros são indicados ao GME pelo Venerável Mestre da(s) Loja(s) Patrocinadora(s) que, por sua vez, tem a prerrogativa de nomear, ou não, os indicados. Não é permitido ser membro de dois ou mais Conselhos Consultivos.

 

Dentre esses três membros, deve ser escolhido um Presidente para o Conselho Consultivo (PCC) e um Consultor do Priorado. O PCC deve ser, obrigatoriamente, um Mestre Maçom. O Consultor do Priorado deve ser, preferencialmente, um Mestre Maçom,  mas também pode ser um Companheiro Maçom, Aprendiz Maçom ou Sênior DeMolay.

Documentos Necessários

  1. Ofício da Loja Patrocinadora: É o documento pelo qual o Venerável Mestre da Loja Patrocinadora indica os membros para compor o Conselho Consultivo. Ele pode indicar membros de sua Loja ou de outras Lojas. Seniores DeMolay devem ser indicados por, pelo menos, uma Loja Patrocinadora.

  2. Declaração de eleição do Conselho Consultivo: É o documento que informa ao GCE-SC quais membros do Conselho Consultivo foram escolhidos para o cargo de Presidente do Conselho Consultivo e Consultor do Priorado.

Regularização CC
REGULARIZAÇÃO DO PRIORADO

A Regularização Anual do Priorado deve ser realizada no início do ano, juntamente com a Regularização Anual do Conselho Consultivo do Priorado. Essas duas regularizações constituem a Regularização Anual do Priorado. Clique aqui e veja o passo a passo para Regularização do Priorado.

A Regularização Anual do Priorado garante à organização que realize suas atividades dentro das normas previstas pelo Supremo Conselho DeMolay Brasil e do Grande Conselho Estadual. 

Na Regularização Anual do Priorado também é necessário enviar a Declaração de eleição dos cargos administrativos do Priorado. Essa Declaração tem como objetivo informar ao GCE-SC os eleitos para os cargos de Ilustre Comendador Cavaleiro, Comendador Escudeiro e Comendador Pajem, de forma que possa ser autorizado a Instalação da Administração 2024 após a conclusão do processo de Regularização Anual e da participação do Ilustre Comendador Cavaleiro eleito no VI Tableau da Cavalaria (saiba mais sobre o evento clicando aqui).

Regularização Priorado
DECLARAÇÃO DE PATROCÍNIO

Toda Loja que patrocina um Priorado deve assinar um documento em que assume o compromisso de apoiar as atividades do Priorado, de forma a formalizar o seu patrocínio.

Nesse ano, em função da unificação da Ordem DeMolay brasileira, o GCE-SC esta promovendo uma atualização desse documento, de forma que todas as Lojas Patrocinadoras tenham assinado o modelo atualizado para o Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB).

Nesse sentido, o Capítulo deve solicitar ao Venerável Mestre da Loja Patrocinadora para preencher e assinar o documento, que está disponível no link abaixo.

O documento deve ser enviado para os e-mails gse@demolaysc.org.br e gsea@demolaysc.org.br. Não é necessário enviar qualquer outro documento em anexo. Somente a Declaração de Patrocínio.

Declaração
DÚVIDAS?

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de Regularização Anual?

Então preencha o formulário abaixo. Ele será direcionado diretamente para a Grande Secretaria Estadual e, em breve, entraremos em contato para esclarecer sua dúvida.

Mensagem enviada com sucesso!

Dúvidas
bottom of page