top of page

A ORDEM DEMOLAY EM SANTA CATARINA

A Ordem DeMolay chegou ao estado de Santa Catarina 7 (sete) anos após ser instalada no Brasil. Em agosto de 1987 nosso primeiro Capítulo foi instalado, o Capítulo Joinville n° 49, na cidade de mesmo nome. Desde então a Ordem DeMolay se difundiu rapidamente por todo o território catarinense.

Seguindo as mudanças ocorridas no plano nacional, com a fundação do antigo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB) no ano de 2004, foi fundado e instalado, em junho de 2005, o Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay para Santa Catarina, tendo como primeiro Grande Mestre Estadual o maçom João Batista Habkost.

Em 2019, com a unificação dos poderes nacionais e a instituição do Supremo Conselho DeMolay Brasil, houve o aumento do número de Capítulos e membros filiados ao Grande Conselho da Ordem DeMolay para Santa Catarina, respeitando-se o pactuado entre as duas lideranças nacionais à época, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da instituição em terras catarinenses.

Atualmente, fazem parte da Ordem DeMolay em Santa Catarina 44 (quarenta e quatro) Capítulos ativos, totalizando mais de 6.000 (seis mil) jovens vivendo com base nas Sete Virtudes Cardeais. Além disso, nosso estado possui 09 (nove) Priorados da Ordem Sagrada dos Nobres Cavaleiros Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, 02 (duas) Cortes Chevalier, 05 (cinco) Castelos ativos da Ordem dos Escudeiros, 01 (uma) Preceptoria da Legião de Honra, 25 (vinte e cinco) Colégios Alumni e 09 (nove) Clubes de Mães e Amigos.

Em Santa Catarina comemoramos Dia Estadual da Ordem DeMolay em 18 de março, data instituída pela Lei Estadual n. 14.450, de 5 de junho de 2008, em homenagem ao dia da morte do nosso herói-mártir Jacques DeMolay.

Brasão GCE SC.png
bottom of page