top of page

A ORDEM DEMOLAY NO BRASIL

A Ordem DeMolay chegou ao Brasil em agosto de 1980, quando foi instalado o Capítulo Rio de Janeiro n° 01, por iniciativa do então Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Alberto Mansur.

Em 1985, foi instalado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), sendo escolhido como Grande Mestre Nacional o maçom Alberto Mansur.

Em 2004, no dia 06 de julho, foi fundado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB) durante a 33ª Assembleia Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB). O DeMolay International conferiu ao SCODRFB a administração da organização, bem como o gerenciamento do uso da marca em território brasileiro.

No ano de 2019 houve a tão aguardada unificação da Ordem DeMolay brasileira, sendo selado o acordo mediante testemunhas em Brasília no dia 08 de dezembro de 2019, na Sede do Supremo Conselho DeMolay Brasil – SCDB.

Brasão SCDB.png

No dia 19 de janeiro de 2010 foi sancionada a Lei N° 12.208 a qual instituiu o dia 18 de março, dia de falecimento de nosso patrono Jacques DeMolay, como Dia Nacional DeMolay.

Atualmente, a Ordem DeMolay brasileira conta com mais de 1200 Capítulos espalhados pelo país e com aproximadamente 100 mil membros iniciados, que perpetuam os ideais DeMolays através nesses quase 40 anos de existência em solo brasileiro.

bottom of page