top of page

O QUE É A ORDEM DEMOLAY?

A Ordem DeMolay é uma organização para jovens de ilibada moral e que tenham entre 12 e 21 anos. É fundamentada em sete princípios básicos, as Virtudes Cardeais: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Todo e qualquer Capítulo DeMolay trabalha de acordo com essas Sete Virtudes, que a todo instante são cobradas dos iniciados.

 

Um jovem DeMolay tem a obrigação de ter essas Sete Luzes fazendo parte de sua vida, não somente diante dos outros DeMolays, mas também em sua vida social e profissional. Além destas virtudes, baseamos também nossos ensinamentos em três liberdades: Civil, representada pela bandeira de nossa pátria; Intelectual, representada pelos livros escolares; e Liberdade Religiosa, representada pelo Livro Sagrado. Através delas o jovem é incitado a exercer sua cidadania e liderança, a cultivar seu lado espiritual, bem como desempenhar seu papel na comunidade através de trabalhos voluntários. A Ordem não tem a pretensão e não deseja, de forma alguma, tomar o lugar do lar, da igreja ou da escola.

Pretendemos, na verdade, através da busca pelo aperfeiçoamento, colaborar com um programa de ensinamentos que visam desenvolvimento da cidadania em seus membros. Porém, como em qualquer outra atividade, um membro somente perceberá os benefícios da Ordem DeMolay na proporção de sua própria colaboração. Ao participar ativamente da programação do Capítulo, ele verificará que o retorno material e espiritual manifestar-se-á. Fará verdadeiras amizades e aprenderá a ter responsabilidade e autoconfiança.

 

A organização tem se revelado pelos seus serviços de caridade, preparação de cidadãos e cooperação mútua. Nossa Ordem tem, genuinamente, assumido uma posição de imortalidade histórica, pelos seus relevantes serviços a favor de melhores líderes, para um melhor amanhã do mundo. Espalhada pelo mundo todo, a Ordem DeMolay se subdivide em Capítulos, que nada mais são do que grupos distintos, subordinados a um Grande Conselho, que, por sua vez, é subordinado ao Supremo Conselho, e se reúnem semanal ou quinzenalmente. Cada Capítulo é patrocinado por um grupo reconhecido de Maçons e assistido por um Conselho Consultivo. Em suma, investir em nossa instituição é investir no futuro do país, pois de lá sairão verdadeiros líderes, com elevados princípios, e preparados para assumir posições de destaque na nossa sociedade.

bottom of page