top of page

Santa Catarina marca presença no CNOD 2022!


Nos dias 26, 27 e 28 de agosto ocorreu o Congresso Nacional da Ordem DeMolay (CNOD) de 2022 na cidade de Curitiba/PR. Além de marcar o retorno da realização desse evento após o período mais agudo da pandemia, onde o evento havia sido cancelado por duas vezes, foi também o primeiro CNOD do pós-unificação. Ao todo, mais de 800 pessoas reuniram-se na cidade paranaense para o maior evento da Ordem DeMolay brasileira.


O estado de Santa Catarina foi muito bem representado no CNOD, não só por suas lideranças estaduais, da Diretoria Executiva e Gabinete Estadual, mas também com DeMolays ativos, Seniores e maçons de diversos Capítulos de nosso estado. Uma grande comitiva catarinense se fez presente na cidade de Curitiba. Além disso, ainda estiveram presentes o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Flávio Rogério Pereira Graff; o Assessor do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina para Ordem DeMolay, Rudney Medeiros da Silva; e o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, Sérgio Wallner.


Na noite de sexta-feira, dia 26, o CNOD foi oficialmente aberto. Na manhã de sábado, dia 27, houve a Assembleia Geral do Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB) com aprovações de alterações das suas normas e a eleição de Porto Velho, em Rondônia, como cidade sede para o CNOD de 2024. Ainda no período da manhã, ocorreu a palestra magna do evento, com Marcos Zanqueta. No período da tarde, ocorreu uma série de atividades para tias, escudeiros, GCEs, GEs, Cavalaria, ADAB, além de um momento com os membros do DeMolay Internacional presentes.


Na noite de sábado, o CNOD 2022 foi oficialmente encerrado. Na cerimônia, foram instalados os Irmãos Guilherme Martins Rodrigues e João Pedro Batista Pereira Maia como Mestre Conselheiro Nacional e Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, respectivamente. Ainda na mesma cerimônia, ocorreu a posse da Associação Brasileira DeMolay de Letras (ABDL) e a entrega das premiações dos projetos do Gabinete Nacional. Mais uma vez, nosso estado se destacou, recebendo as seguintes premiações:


Mérito DeMolay Nacional – Guilherme Medeiros Mertens


ABDL - Academia de Ouro


Membros do Supremo Capítulo

Victor Bez Birolo de Medeiros – Mestre Conselheiro

Miguel Angelo Volpato - Capelão

Gabriel Menezes Raizer - Escrivão

Lorenzo Silva Capponi Santiago - Porta Bandeira

Gustavo Souza Jeremias - Hospitaleiro

Leonardo Felipe Sonda Bastos - Mestre de Cerimônias

Alexandre Rodrigues Antunes Giusti - Primeiro Diácono


No domingo, ocorreu a Sessão Anual do SCDB. Na reunião foram a votação as indicações para Legião de Honra, além da apresentação de relatórios, tanto do primeiro ano de gestão da Diretoria Executiva do SCDB, como do Gabinete Nacional gestão 2021/2022. Foi, ainda, anunciado que no ano de 2023 ocorrerá o Encontro Nacional da Ordem da Cavalaria, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.


Santa Catarina se destacou no CNOD 2022! Agora que venha o CNOD 2023, em Aracruz/ES!


Veja outras fotos do evento abaixo:


bottom of page