top of page

Ordem da Cavalaria catarinense instala seu 10° Priorado

O dia 11 de março de 2023 ficou marcado na história da Ordem da Cavalaria catarinense pela instalação de seu mais novo Priorado: Cavaleiros do Contestado n° 267, com sede na cidade de Mafra/SC. O Priorado, que é o 10° a ser instalado no estado, abrangerá os Capítulos da 9ª Região – Planalto Norte.


Através do projeto do Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB) intitulado “Priorado Custo Zero” a ideia de ter um novo Priorado que contasse com a participação dos cavaleiros dos Capítulos Canoinhas n° 987, Mafra n° 352 e Rio Negrinho n° 767 foi possível de ser transformada em realidade. O projeto, executado em parceria ao GCE-SC, isenta taxas de fundação, emissão de Carta Constitutiva, regularização de membros do Conselho Consultivo e Investidura ao Grau de Nobre Cavaleiro, além de fornecer itens essenciais ao funcionamento do Priorado.


Como uma das contrapartidas do projeto, o Priorado deve realizar, no dia da sua Instalação, a Investidura ao Grau de Nobre Cavaleiro de, ao menos, 11 candidatos. No caso do Priorado Cavaleiros do Contestado n° 267 foram investidos 15 novos cavaleiros.


Estavam presentes na cerimônia o Grande Mestre Estadual, Gustavo Martins Nienkoetter, o Grande Tesoureiro Estadual, Carlos Alexandre Porto, o Mestre Conselheiro Estadual, Carlos Eduardo de Sousa, o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Antônio Henrique Volpato, o Secretário Geral do Gabinete Estadual, Gustavo Machado Pereira, o Mestre Conselheiro Regional da 7ª Região, Luiz Henrique Meneghelli do Vale, e o Mestre Conselheiro Regional da 9ª Região, Lucas Anton Battistella. Além destes irmãos, estavam presentes outros membros do Gabinete Estadual, o Ilustre Comendador Cavaleiro do Priorado Guardiões do Vale n° 196, Marcus Vinicius Bonetto e outros cavaleiros de nosso estado.


A Instalação desse Priorado foi simbólica por vários motivos. Em primeiro lugar porque consolida a superação da Ordem da Cavalaria após a pandemia e, em segundo lugar, porque consolida a tão aguardada criação da 9ª Região – Planalto Norte. A criação dessa região era há muito esperada, já que havia uma dificuldade considerável de deslocamento para os outros Capítulos da região.


Além disso, a Instalação também marca um novo ciclo na Ordem DeMolay e na Ordem da Cavalaria catarinense: o ciclo do crescimento! Superada a pandemia, nossa organização volta a olhar o futuro, projetando seu crescimento e fortalecimento!


Veja abaixo a galeria de imagens da Instalação:



bottom of page