O XXX CEOD-SC, realizado no ano em que se comemora os 100 anos decriação da Ordem DeMolay foi inesquecível!
Realizado nos dias 15 e 16 de novembro o evento foi marcado pela emoção e, principalmente, pelo companheirismo, consubstanciado na congregação de DeMolays e Maçons não só de Santa Catarina, mas do Brasil todo.
Estavam presentes no congresso as lideranças nacionais, tanto adulta quanto juvenil, representadas pelo Grande Mestre Nacional Adjunto, Thiago Gerônimo, Grande Orador Nacional, Antônio Fortunato de Menezes Neto e pelo Grande Secretário Nacional Adjunto, Dalton Parucker Lueders. O Gabinete Nacional, por sua vez, enviou o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, João Eduardo “Juca”.
Além do Supremo Conselho, estavam presentes também os Grandes Conselhos Estaduais dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Na Cerimônia de abertura, deu entrada ao teatro o Preceptório de Legionários da Ordem DeMolay para realizarem a investidura do Past Grande Mestre Estadual de Santa Catarina, e atual Grande Secretário Nacional Adjunto, Dalton Parucker Lueders, à Legião de Honra.
A cerimônia contou com a presença de Legionários oriundos das mais diversas partes do Brasil, contando, inclusive, com a presença do Past Grande Mestre Nacional e membro do DeMolay International Thiago Rijo Dias da Costa, além de outros Past Grandes Mestres Estaduais e Nacionais. Indiscutivelmente um dos momentos mais emocionantes do evento.
Um dos momentos mais aguardados foi a eleição para a Diretoria do Gabinete Estadual, que, após anos, foi disputada por duas chapas. Após uma acirrada votação, que terminou com o empate das duas concorrentes com 34 votos para cada, a chapa composta pelos irmãos João Pedro Brustolin e João Felizetti foi declarada vitoriosa ante o critério de desempate pela antiguidade cronológica, levando ao delírio os cerca de 100 congressistas que acompanharam as eleições.
A Cerimônia de encerramento, abrilhantada pela presença do Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, Tio Rubens Ricardo Franz, bem como do Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Anderson Redinha Malgueiro, foram empossados os Mestres Conselheiros Regionais nomeados pelos Mestres Conselheiros Estaduais Eleitos.
Além disso, foi empossada a Diretoria da Associação de Seniores DeMolays de Santa Catarina – ADASC, que será presidida pelos irmãos André Brandão, oriundo do Capítulo Luiz Zaguini, e Ernani Pereira Neto, membro do Capítulo XV de novembro, pelos próximos dois anos.
Ao final, foram, então, instalados os Mestres Conselheiros Estaduais, lideranças juvenis catarinenses. Deixaram o cargo os irmãos Gabriel Aquiles Spricigo Baldo e Gabriel Eduardo Corrêa, MCE e MCEA respectivamente.
Instalados os irmãos João Pedro Brustolin, Past MC do Capítulo Raízes da Fronteira, e João Felizetti, Past MC do Capítulo Vale do Itajaí, nos cargos de Mestre Conselheiro Estadual e Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, o Past MCE, Gabriel Baldo, afirmou que foi uma honra para ele representar por volta de 1000 DeMolays Ativos de Santa Catarina e como foi uma tarefa importante e memorável fazer o máximo para ser exemplo para eles, assim como eles foram exemplos para ele.
Ao final, foi instalada a Diretoria Executiva do Grande Conselho Estadual, que será liderada pelos irmãos Guilherme Alexandre Ferreira e Gustavo Martins Nienkoetter durante o biênio 2019-2021.
O Grande Mestre Estadual, Guilherme Alexandre Ferreira, em sua fala asseverou que o sentimento que o leva a trabalhar incessantemente pela Ordem DeMolay é a gratidão que sente por tudo que ela lhe proporcionou desde os idos anos de 2007, ano de sua iniciação. Frisou que durante sua gestão primará pelo estreitamento dos laços do Grande Conselho com as potências maçônicas regulares de Santa Catarina e com o Supremo Conselho. Terminou sua fala destacando que a Ordem DeMolay é feita para os jovens, para a criação de lideranças e é isso que espera poder contribuir com, afirmando que espera que os jovens que passaram pelas fileiras daqui a 10, 20 ou 30 anos, possam olhar para trás e afirmar que a ordem DeMolay mudou suas vidas.
Que possam as Lideranças agora instaladas realizar gestões a frente de suas diretorias com maestria e louvor, pois, se depender da cidade em que foram empossados, conhecida no Brasil por sua grandeza pelo trabalho, serão, inquestionavelmente, gestões de excelência!