top of page

ELOD em Brasília

Entre os dias 08 e 09 de dezembro de 2023, foi realizada, em Brasília, mais uma edição do Encontro Nacional de Líderes da Ordem DeMolay (ELOD).


O evento, realizado anualmente pelo SCDB, visa o treinamento das lideranças adultas e juvenis, assim como a confraternização e estreitamento de laços entre as mesmas.


Representando Santa Catarina, fez-se presente a comitiva composta pelo Grande Mestre Estadual, Grande Tesoureiro Estadual, Grande Orador Estadual Adjunto, Grande Secretário Estadual Adjunto, Mestre Conselheiro Estadual e Mestre Conselheiro Estadual Adjunto.


Os assuntos abordados nas capacitações abrangem vários aspectos da Ordem DeMolay, tais como Honrarias e Prêmios, Escudeiros e Clubes de Mães e Amigos, PAD, Supremas Instruções, SISDM, Campanhas Nacionais, Portal de Transparência e Orçamento e Atividades Extra-Capitulares.


Ademais, o SCDB aproveitou o evento para realizar o lançamento de duas grandes novidades: a reformulação da Escola de Iniciáticos, projeto voltado ao aprimoramento do conhecimento dos irmãos que recém iniciam na Ordem DeMolay; bem como o anúncio da iniciativa “O Caminho Começa Aqui”, uma campanha nacional de recrutamento realizada em parceira com a Associação DeMolay Alumni Brasil (ADAB) e com o Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito.


A primeira, consiste na disponibilização de uma aba no SisDM pela qual os Capítulos podem inscrever uma turma de iniciáticos gerida por um tutor, onde materiais de estudos são oferecidos e os membros iniciados podem estudar e prestar provas escritas para consolidar o seu conhecimento sobre a nossa instituição.


Quanto ao “O Caminho Começa Aqui”, inspirado em uma iniciativa homônima do DeMolay Internacional (“The Road Begins Here”), trata-se de um projeto que tem por finalidade incentivar que novos membros iniciem na Ordem DeMolay, em que um site com materiais explicativos acerca da instituição será oferecido, culminando, especialmente, com a realização do Dia “I” de Iniciação nos dias 13 e 14 de abril do próximo ano, em que o intuito é que 3.000 jovens iniciem em todo o país de forma gratuita.


Também como parte da programação, fora realizadas visitas guiadas à Câmara de Deputados.

O evento também abrangeu a sessão anual do SCDB e a Assembleia da Alumni Brasil.


Foram dois dias de muito aprendizado que certamente se traduzirão em aprimoramentos da Ordem DeMolay a nível nacional.




Comments


bottom of page